sábado, 7 de março de 2020

Como e por que usar um oxímetro?

oxímetrode forma simplificada, é um aparelho utilizado para medir a quantidade de oxigênio presente no sangue de uma pessoa. Simplificada porque na verdade o aparelho serve para medir a saturação de oxigênio presente na corrente sanguínea, valor que tem seu ideal na cada dos 95% ou acima. Caso esse valor esteja abaixo é possível que a pessoa esteja com algum problema respiratório ou cardiopatia congênita.




Como utilizar

oxímetro pode ser utilizado por profissionais de saúde em situações específicas como diagnósticos e até cirurgias, mas também pode ser utilizado pelo próprio paciente quando especificado pelo médico. Tudo isso porque esses aparelhos são bastante simples e fáceis de utilizar, além de não serem invasivos durante a medição realizada.
Para fazer a medição basta posicionar o aparelho no local indicado que pode variar entre dedos, pulso e lóbulo da orelha no caso dos aparelhos de pressão ou na testa no caso das sondas adesivas.
É preciso tomar alguns cuidados quando é o próprio paciente que realiza a medição para garantir que os resultados sejam confiáveis, por isso, aqui vão algumas dicas:
  • Limpe o local da medição, evitando a presença de algo que interfira na medição como pulseiras e esmalte de unha.
  • Aqueça o local levemente para permitir uma correta circulação de sangue.
  • Remova aparelhos que iluminem o ambiente de forma agressiva e não faça a medição sob o sol já que o sensor irá detectar a luz e essas condições podem alterar os resultados.

Por que utilizar

  1. Diagnósticos: O médico ou profissional de saúde, ao suspeitar que o paciente tenha alguma cardiopatia ou doença pulmonar pode fazer a medição utilizando-se de um aparelho próprio para isso.
  2. Cirurgias: Durante procedimentos cirúrgicos, principalmente quando o paciente está em sedação, é necessário verificar se os níveis de oxigênio no sangue permanecem dentro do esperado. Caso a medição apresente um quadro de queda nos níveis de saturação, normalmente abaixo de 85%, será necessário recorrer à oxigenação suplementar.
  3. Tratamento: O próprio paciente, quando já diagnosticado com alguma cardiopatia ou doença pulmonar, pode, desde que devidamente aconselhado por um médico, realizar medições contínuas em casa. Paciente com asma ou insuficiência cardíaca também podem fazer uso do aparelho para checarem o nível de saturação no sangue periodicamente ou até mesmo de forma contínua. Nesse caso o paciente receberá instruções específicas do médico quanto a o que fazer em caso de os resultados serem abaixo de 95%. O médico pode deixar o paciente alertado sobre tomar uma medicação ou aumentar a dose ou frequência de acordo com os resultados, por exemplo. Vale lembrar que resultados abaixo de 85% são sempre passíveis da busca imediata por socorro médico.

Preocupação com a saúde

Esse aparelho não serve apenas para quem já tem alguma condição diagnosticada. Ele também serve para auxiliar em práticas que exijam um pouco mais do nosso corpo, como exercícios físicos. Não é incomum a aquisição de aparelho por pessoas interessadas em realizar exercícios físicos, mas que estão preocupadas com a própria saúde. Como o aparelho não tem contraindicações de uso e utiliza medições não invasivas não há problema nenhum que seja utilizado de forma recreativa, desde que a pessoa se informe bem sobre como realizar as medições e procure ajuda sempre que os resultados assim determinarem.

Fonte: Santa Apolônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário