quinta-feira, 28 de abril de 2022

O que é o assento sanitário elevado, quais modelos existem e como instalar?

 


Para uma pessoa saudável, a altura do vaso sanitário não faz muita diferença. Não há nenhuma dificuldade entre ficar em pé e sentar-se ali. No entanto, para muitas pessoas com dificuldades de mobilidade, seja com dor ou com redução de força ou equilíbrio, isso pode ser um desafio. A solução, então, é mais simples do que parece: um assento sanitário elevado.

Pouco conhecido, mas muito útil, o assento sanitário elevado ajuda a deixar o vaso sanitário com alguns centímetros a mais, diminuindo a distância entre o usuário em pé e o assento. Na prática, isso significa que o usuário não precisa se abaixar tanto para fazer as suas necessidades.

Diminuir essa distância, para algumas pessoas, pode ser apenas um detalhe, já que fazemos isso diariamente sem pensar muito. Mas, por outro lado, esse “detalhe” pode fazer um mundo de diferença para a pessoa e garantir muito mais autonomia nesse momento que é tão íntimo, não é mesmo?

E se você quer saber mais sobre o assento sanitário elevado, então você está no lugar certo. Reunimos, neste artigo, as informações mais importantes sobre o assunto. Confira o conteúdo a seguir:

  • O que é o assento sanitário elevado?
  • Quem pode/precisa usar um assento elevado?
  • Benefícios do assento sanitário elevado
  • Vale a pena comprar um assento sanitário elevado?
  • Em quais vasos é possível usar o sanitário elevado?
  • Como instalar o assento sanitário elevado?

O que é o assento sanitário elevado?

O assento sanitário elevado é, na verdade, uma tecnologia muito simples, mas que faz toda diferença na vida e no dia a dia de quem a utiliza. Esses produtos, em geral, são discretos, confortáveis, eficazes e de fácil instalação.

Trata-se de um tipo de plataforma que, quando acoplada ao vaso sanitário, promove uma elevação do assento. O tamanho dessa elevação é variável, pois depende da altura que cada produto possui. Existem modelos com 7,5cm de altura, 13,5cm, entre outros.

Indiferentemente do tamanho, todos possuem o mesmo objetivo: diminuir a distância do vaso sanitário e facilitar sua utilização sem muito esforço.

Clique aqui e conheça o Assento Sanitário Elevado 7,5cm Mebuki com Tampa.

Quem pode/precisa usar um assento elevado?

Jovens, adultos e idosos. Há uma variedade de pessoas que precisam utilizar um assento para vaso sanitário elevado e podem se beneficiar desse produto.

De forma mais comum, eles são utilizados por pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida ou idosos. Mas também podem ser usados temporariamente, por aqueles que estão em algum processo de recuperação pós-cirúrgico.

Benefícios do assento sanitário elevado

Além da praticidade e do conforto – temas que já falamos na introdução desse artigo – os assentos elevados proporcionam muitos benefícios que podem ser notados a curto, médio e longo prazo. Confira alguns:

  • Autonomia e independência: muitas pessoas não gostam de pedir ajuda, sobretudo para ir ao banheiro. Nesse sentido, há dois grandes problemas: ou as pessoas vão evitar ao máximo e isso poderá prejudicar o seu organismo, ou elas vão tentar fazer isso por conta própria e poderão cair, escorregar e até mesmo se machucar de forma mais grave. Com o assento elevado e a diminuição do esforço para sentar, o usuário terá muito mais liberdade e autonomia nesse momento, sem deixar de lado, é claro, a segurança. Parece algo pequeno, mas essa independência pode impactar até mesmo na autoestima da pessoa!
  • Discrição: os assentos são bem discretos e nada chamativos. Para os amantes da decoração, os fabricantes tendem a escolher tons brancos ou claros para combinar com o vaso sanitário e se adequar em diferentes estilos de decoração.
  • Versatilidades: você pode, praticamente, personalizar o assento da forma como for mais adequada para você. Isso significa que você pode incluir encostos, apoios, acolchoamentos e mais (falaremos com mais detalhes daqui a pouco!).

Como escolher o assento sanitário elevado?

Caso você realmente precise de um assento elevado, então você precisa ter em mente que é preciso escolher um modelo que se adeque às suas necessidades e as necessidades de seus familiares.

O primeiro passo é entender o porquê você procura ou precisa de um assento e como é o seu banheiro. Existem assentos, por exemplo, que são mais redondos, enquanto outros são fabricados em um modelo mais oval ou alongado. Além disso, existe uma variedade enorme de espessuras, alturas, designs e capacidades de peso.

Outro ponto importante que também precisa ser considerado é a altura do assento. Ela está relacionada à altura de quem vai utilizar o produto, ou seja, quanto maior for a pessoa, mais alto precisará ser o assento sanitário elevado. Em geral, usuários de até 1,70m de altura utilizam assentos de 5 a 7,5cm. Já pessoas maiores de 1,70m de altura utilizam elevações de 11 a 13,5cm.

Sabendo de tudo isso, é muito mais fácil de encontrar o assento sanitário ideal para você.

Em quais vasos sanitários é possível usar o assento elevado?

Como dissemos anteriormente, atualmente, no mercado, existem modelos de assento elevado para praticamente todos os formatos de vasos possíveis. É só procurar em lojas especializadas o modelo ideal para você.

Hoje em dia, ainda, boa parte desses produtos já vem com a configuração universal, ou seja, são modelos fabricados para se encaixarem em praticamente todos os tipos de vasos sanitários da atualidade. Muito fácil, não é verdade?

Além do assento padrão, você também pode encontrar alguns acessórios extras que oferecem ainda mais segurança e estabilidade para o usuário, como barras de apoio, almofadas antiderrapantes impermeáveis, mecanismos extras de fixação, entre outros.

Como instalar o assento sanitário elevado?

Essa é uma das perguntas mais comuns sobre o assento sanitário elevado. Mas não se preocupe, a instalação é muito mais simples do que parece. Alguns modelos, inclusive, são removíveis. Outros já são “aplicáveis” e acompanham um kit de parafusos para a instalação.

Apesar de ter uma instalação, o processo é bem simples e pode ser feito sem a necessidade de ferramentas ou de um técnico especializado. Para os modelos que possuem buchas de fixação, elas são de plástico e muito fáceis de encaixar, similar à maioria dos assentos sanitários comuns.

Como vimos neste post, vale muito a pena investir em um assento sanitário elevado se você tiver, na sua casa, um idoso ou alguém com deficiência ou, ainda, estiver em recuperação de alguma cirurgia e não puder fazer esforços. Inclusive, além de ajudar os próprios usuários desses assentos, essa é uma forma muito importante de facilitar a vida dos cuidadores que, ao auxiliar a pessoa na hora de ir ao banheiro, pode comprometer a sua coluna.

Agora que você já sabe o que é o assento sanitário elevado e como escolher um, aproveite e veja em: https://www.mundogeriatrico.com.br/categoria-produto/assentos-elevados-barras-de-apoio

Fonte: Ortoponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário