quarta-feira, 4 de abril de 2018

Palestra aborda a independência na terceira idade

Evento é aberto ao público e será realizado no Hospital Metropolitano da Serra

Visando a qualidade de vida do idoso, o Hospital Metropolitano promoverá, nesta quarta-feira (04), às 10 horas, a palestra “Pessoa idosa que vive só: conquista ou abandono?”. O evento é aberto ao público e será realizado no auditório do Espaço Metropolitano de Eventos, na torre anexa à instituição de saúde.

A palestra tem como objetivo debater o tema e esclarecer as dúvidas sobre a independência durante a velhice, já que o idoso que vive sozinho, por exemplo, precisa de acompanhamento médico e de cuidados específicos.

Podem participar pessoas com mais de 60 anos, familiares de idosos e todos aqueles que queiram adquirir mais conhecimento a respeito desse período da vida, como profissionais de saúde e gestores de serviços voltados para esse grupo.
São disponibilizadas 90 vagas, e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (27) 2104-7089 ou pelo e-mail: lmenezes@metropolitano.org.br
Cuidados
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), do IBGE, o número de pessoas com mais de 60 anos que moram sozinhas triplicou, passando de 1,1 milhão para 3,7 milhões, representando um aumento de 215%, entre 1992 e 2012.

Segundo a coordenadora da Unidade Geriátrica do Hospital Metropolitano, Lívia Terezinha Devens, mesmo que o idoso opte por viver sozinho e se sinta capaz disso, ele não pode deixar de realizar exames frequentemente para verificar se a saúde está em dia.
“Quanto mais envelhecemos, maior se torna o risco de nos tornarmos frágeis, seja pelo próprio envelhecimento – que altera progressivamente a função dos órgãos, tornando-os menos resistentes –, ou pelas doenças. Por isso, é necessário passar por avaliações clínicas regularmente”, diz Lívia Terezinha Devens.

A geriatra também afirma que o idoso não deve descartar a ajuda dos familiares ou de um auxiliar. “Se uma senhora de 74 anos mora sozinha e tem hipertensão, doença renal leve e deficiência visual, ela pode estar bem fisicamente e morar só, mas precisará de ajuda para fazer as compras, limpar a casa e preparar os alimentos”, exemplifica Lívia.  


Palestra “Pessoa idosa que vive só: conquista ou abandono?”

Data: 04 de abril (quarta-feira)
Horário: 10 horas
Local: Espaço Metropolitano de Eventos (Torre anexa ao Hospital Metropolitano, localizado na Serra)
Endereço: Avenida Eldes Scherrer de Souza, 488 – Civit II, Serra – ES | Ed. Metropolitano Tower – 1º andar
Inscrições: (27) 2104-7089 ou pelo e-mail lmenezes@metropolitano.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário