terça-feira, 3 de julho de 2018

Queda em idosos é uma das grandes preocupações do Ministério da Saúde

Um estudo divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde do Brasil, aponta que 30,1% dos idosos brasileiros têm alguma dificuldade para realizar atividades corriqueiras. Sendo o país com a quinta população idosa no mundo, a pasta se preocupa, principalmente, com as quedas de idosos, o bem-estar social e o psicológico. Este estudo faz parte do levantamento para assegurar que a Estratégia Nacional para o Envelhecimento Saudável, lançada pelo Governo Federal, funcione para orientar profissionais de saúde e gestores a aumentar a qualidade de vida destas pessoas. Em 2030, esta faixa etária deve representar cerca de 20% da população nacional.



O estudo aponta ainda que, dos 29,3 milhões de pessoas idosas, 17,3% têm muita dificuldade para se deslocar, arrumar a casa, cuidar de si mesmo, preparar alimentos, entre outros. Outros 6,8% têm extrema dificuldade para vestir-se ou mesmo alimentar-se sem a ajuda de alguém. 

Outros problemas relatados 

Algumas doenças também despertaram a atenção dos realizadores do estudo, dos ouvidos com idade entre 60 e 69 anos: 57,1% sofre de hipertensão, 63,5% com obesidade e ainda 25,1% com diabetes. A iniciativa do Governo Federal, com a implementação da Estratégia Nacional para o Envelhecimento Saudável é também a de implementar um atendimento multidimensional, sem tratar apenas da doença e sim cuidar da prevenção e melhor qualidade de vida.

O novo modelo, instalado pelas unidades do SUS (Sistema Único de Saúde) vai priorizar as avaliações funcionais e ainda os problemas psicossociais, além dos dados clínicos. 

Quedas em idosos afetam 30%, segundo IBGE 

Um outro estudo, apresentado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), aponta que problemas por quedas em idosos afetam 30% da população. Além dos cuidados normais, como a extinção de tapetes, pisos escorregadios e até a instalação de barras de proteção, o interesse do Ministério da Saúde é se preocupar com a prevenção destas quedas, para que esse número diminua.

Por isso, prestar atenção dobrada no ambiente que este idoso vive, bem como adotar iniciativas - como por exemplo: andadores, barras de apoio, suportes para o dormitório, banquetas e cadeiras para banho com alças laterais e etc...

Confira no site do Mundo Geriátrico, estes e outros produtos que auxiliam na prevenção de Quedas e Acidentes:

Link 1: https://www.mundogeriatrico.com.br/banhobanheiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário