quarta-feira, 28 de outubro de 2020

PRINCIPAIS CUIDADOS COM A PELE DO IDOSO



A pele do idoso e de todos nós é muito importante, e cuidar bem dela é mais importante ainda, até porque este é o principal local onde as pessoas identificam os primeiros sinais do envelhecimento, como as manchas de sol, as rugas, flacidez, etc.

Este processo é muito natural, afinal, o envelhecimento traz a perda da hidratação, da elasticidade e oleosidade da pele do idoso. Entretanto, por sempre estar tão exposta, a pele acaba se tornando mais frágil e vulnerável ao aparecimento de infecções ou machucados.

Além disso, existem algumas doenças que aparecem na terceira idade, por exemplo, que deixam o nosso organismo mais frágil e suscetível aos agentes nocivos que atacam a circulação sanguínea.

Cuidados diários com a pele do idoso

Felizmente, existem alguns cuidados que, ao fazer diariamente, ajudam a preservar a pele do idoso, e se for feito ainda desde jovem, garante que a pessoa chegue na terceira idade com a cútis muito bem cuidada. Confira:

Banhos

Tomar banhos muitos quentes e por muito tempo causa ressecamento da pele do idoso, e de qualquer outra pessoa. O ideal é tomar banho na água morninha, se estiver muito frio e a água quente for inevitável, deixe para lavar apenas o rosto na água morna. Não esqueça que o sabão deve ser passado com cuidado e gentileza, passá-lo de maneira brusca, esfoliando, pode alterar a cama hidratante natural do nosso corpo.

Hidratação

O banho acaba e é hora de hidratar. Passar hidratante na pele do idoso após o banho é a hora ideal, uma vez que os poros ainda estão abertos e o vapor de água ajuda o creme a penetrar na pele.

Não indicaremos um produto específico, pois cada um tem um tipo de pele, mas faça uso de um hidratante que possui propriedades emolientes, umectantes (para melhorar o nível de água da pele) e oclusivas, ou seja, que diminui a evaporação do mesmo.

Água

Beber água é um hábito fundamental não apenas para a saúde da pele do idoso, mas para o corpo todo. Na terceira idade, isso é uma coisa que pode ser negligenciada, uma vez que a tendência é sentir menos sede. Por isso, tente manter uma rotina diária para beber pelo menos 2 litros de água, mesmo que seja sem vontade.

Lábios

Os nosso lábios também acabam sofrendo com o ressecamento causado pelo envelhecimento. Se o clima estiver seco ou muito frio, pior ainda. Para evitar o aparecimento de rachaduras, procure utilizar um protetor labial com filtro solar, além de hidratantes desenvolvidos especialmente para o cuidado com os lábios.

Sol

Quanto mais velho, mais chances de ter câncer nós temos, e os tumores que aparecem na pele do idoso não fogem disso. Então, proteja-se do sol.

Os raios solares causam aumento da velocidade do envelhecimento, então nunca deixe de passar protetor solar no corpo todos os dias, use óculos de sol, bonés, chapéus, e claro, procure estar sempre na sombra.


Fonte: Blog Morada do Sol 

Nenhum comentário:

Postar um comentário