quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Você sabe como usar a máscara de proteção corretamente?

Como uma das medidas de proteção contra o novo Coronavírus, o uso de máscaras agora é obrigatório em diversos estados do Brasil. Em São Paulo, por exemplo, quem descumprir a regra poderá pagar multa. O isolamento social e a higienização frequente das mãos continuam sendo as principais ações de combate à COVID-19, mas as máscaras devem ser utilizadas nos casos em que sair de casa é essencial – como ir trabalhar ou fazer compras essenciais.

Por mais que cuidar da própria saúde seja essencial, este é o momento de pensar na saúde como um todo. Por isso, para que não haja falta de máscaras cirúrgicas e descartáveis aos profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus, prefira as máscaras de pano, que podem ser feitas em casa ou compradas.

Neste artigo, o GNDI mostra quais cuidados você deve tomar para que as máscaras sejam mais eficazes.



Importância do uso da máscara

Por mais estilosas que sejam, as máscaras são muito mais do que um acessório para complementar o visual: são equipamentos de segurança pessoal que podem ajudar a diminuir os riscos de transmissão do novo Coronavírus. Isto porque elas servem como barreiras para o vírus não conseguir entrar com facilidade pela boca ou nariz.

Como grande parte das pessoas que contraem o Coronavírus não tem sintomas (ou os sintomas surgem depois de alguns dias), é importante que todos utilizem máscara, ou para não ser contaminado, ou para não contaminar outras pessoas. Essa medida deve ser seguida à risca principalmente se você está no grupo de risco – como idosos, hipertensos, diabéticos, cardíacos ou quem possui doenças respiratórias –, ou se mora com alguém com Coronavírus e se está resfriado ou gripado.

Vale ressaltar que as máscaras não são 100% eficazes: elas não bloqueiam a entrada do vírus no corpo, mas dificultam em até 70% a carga de vírus que uma pessoa poderia pegar se não estivesse usando nada. Por isso, respeite a quarentena e evite sair desnecessariamente.

Cuidados com a máscara

Veja como usar a máscara corretamente:

  • Prefira máscaras de pano dupla face, ou seja, com duas camadas de tecido, pois elas são mais eficazes.
  • Nunca coloque máscara em crianças menores de 2 anos ou em pessoas com problemas respiratórios que sejam incapazes de removê-la sem assistência.
  • Não toque na parte da frente da máscara: sempre a remova pelo laço lateral ou pelo nó da parte traseira.
  • Higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel após retirar a máscara e tome cuidado para não tocar olhos, nariz e boca.
  • Troque a máscara sempre que estiver suja ou úmida, ou a cada duas horas de uso.
  • Tenha de duas a cinco máscaras por pessoa para utilizar uma enquanto a outra estiver suja ou sendo lavada.
  • Não compartilhe com familiares – as máscaras são de uso individual.
  • Ao retirar, segure-a pelo laço ou elástico e não a coloque sobre a mesa.

Descarte e higienização

Como higienizar a máscara facial de pano: após utilizar a máscara, deixe-a em um recipiente com água e água sanitária ou álcool por, aproximadamente, 30 minutos. Coloque 10 ml de água sanitária para cada 500 ml de água potável. Depois, lave com água e sabão. Quando estiver totalmente seca, passe com ferro.

Onde descartar a máscara: embora o uso de máscaras descartáveis seja indicado e profissionais da saúde, se por algum motivo você utilizá-las, faça o descarte  em uma sacola plástica fechada assim que remover a máscara descartável.

Erros mais comuns no uso da máscara

Para que a máscara cumpra seu papel de te proteger de forma eficaz, é preciso evitar alguns erros, como:

  • Utilizar máscaras muito largas ou muito apertadas: o ideal é que cubra todo o seu nariz, boca e queixo, sem deixar espaços abertos dos lados ou ficar com partes do rosto exposto.
  • Nariz de fora: o nariz deve ter totalmente coberto, não apenas as narinas.
  • Máscara no queixo: além de encostar a parte externa da máscara na pele, na hora de recolocar você pode trocá-la ao contrário sem querer.
  • Deixá-la na mesa ou exposta em outros lugares após retirá-la: o certo é guardá-la em um saco plástico fechado ou colocá-la diretamente de molho, se possível.

Fonte: Grupo Notredame Intermédica

Nenhum comentário:

Postar um comentário