quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Ativação Tecnológica e os benefícios para a 3ª Idade

Analisando o benefícios de atividades tecnológicas para pessoas da 3ª Idade

A geração atual – nascida no universo de ícones, imagens, botões e teclas – transita com desenvoltura nesta cena visionária de quase ficção científica. Mas a outra, nascida em tempos de relativa estabilidade, convive de forma conflituosa com as rápidas e complexas mudanças tecnológicas.

Por isso, para promover a inclusão das pessoas idosas no contexto do mundo tecnológico e digital, deve-se levar em conta a sua linguagem, sua história de vida, sua saúde mental, emocional e física, entre outras singularidades.

Estação Ativamente

Baseando-se neste contexto, foi desenvolvido o programa intitulado “Estação Ativamente”, cuja iniciativa é inédita e pioneira no Brasil – pioneira também quando comparado a países desenvolvidos.

A Estação Ativamente, da qual sou coordenadora científica – e que conta com o auxílio de monitores formados pela Universidade de São Paulo (USP), além do apoio da Secretaria de Assistência e Inclusão Social da Prefeitura de São Caetano do Sul –, é um programa voltado para indivíduos com idade de 60 anos ou mais, que visa a estimulação das habilidades cognitivas, físicas e de humor do indivíduo idoso, proporcionando maior interação social, maior independência e autonomia e prevenção de declínio funcional e da memória através de equipamentos e jogos eletrônicos importados e de alta tecnologia.

Melhora do desempenho cognitivo

Testes realizados com um grupo de 240 idosos saudáveis com 60 anos e mais, no início do projeto, mostraram que houve ganhos significativos no desempenho de linguagem e em orientação temporal, quando comparados ao inicio de sua participação. O que pode sugerir que os mesmos ficaram mais orientados quanto às datas, e mais rápidos na busca semântica, apresentando benefícios em habilidades de memória verbal e velocidade de processamento para materiais verbais.

A participação no Programa Estação Ativamente possibilitou aos idosos espaços para o exercício da criatividade, a construção e reconstrução do conhecimento, da troca de saberes, o desenvolvimento do pensamento, a capacidade de memorização, instigando a mente a pensar, memorizar, resolver, a ludicidade e formular problemas. Assim, a aprendizagem de novas tecnologias proporciona aprendizagens novas, levando ao exercício e manutenção de bom desempenho cognitivo nos idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário