quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Oportunidades de negócios para a 3ª Idade

A empresária Márcia Sena soube exatamente como se diferenciar no mercado quando largou o mundo corporativo para abrir o próprio negócio, voltado para a terceira idade. “Nas últimas décadas, triplicou o número de idosos que moram sozinhos. Muitos deles querem viver no canto deles, com as coisas que conquistaram, referencias e identidade da casa deles”. Márcia trouxe para o Brasil um modelo de serviço já usado nos Estados Unidos: o “Aging in Place” ou “envelhecer em casa”. “A minha proposta vai muito em linha com o que a OMS estabelece, de envelhecimento ativo. Ficar velho não quer dizer que você tem que ficar doente. Então eu observei um nicho que não estava sendo ocupado, que é o idoso autônomo”, explica Márcia.



A ideia do negócio surgiu quando começou a enfrentar um problema dentro de casa. De repente, ela percebeu que fazia parte da chamada geração sanduíche: tinha que se dividir entre os cuidados com os filhos e também dar assistência aos pais, que envelheceram. “A mulher hoje está no mercado de trabalho, chefiando as famílias, então quem está cuidando desses idosos? Ainda mais em uma cidade como São Paulo, agitada, com trânsito. Devem ter outros filhos precisando de ajuda”, diz. Para esses filhos ocupados com pais idosos e independentes, a Márcia criou vários serviços. Um deles é o Senior 360 Graus. Uma terapeuta ocupacional visita a casa do idoso para tornar o local mais seguro.

Os serviços são cobrados individualmente ou por pacotes e incluem também: uma pessoa que vai até a casa do idoso para jogar cartas, ver filmes, fazer caminhada e ajudar nas compras; profissionais que ajudam com limpeza ou serviços como eletricista e tapeçaria. E tem também o professor de informática. “É um processo de inclusão, principalmente de inclusão, porque essa faixa está se sentindo excluída nos assuntos, no dia a dia, no que acontece”, diz Domingos, professor de informática. Esse é o segredo do novo idoso. As empresas têm que entender que eles estão cada vez mais antenados, querem saber de tecnologia, mexer na internet e ainda acessar conteúdo. Quem tiver essa visão e souber oferecer serviços para que eles possam se manter ativos, vai se destacar no mercado.

Márcia enxergou longe e hoje vê a empresa crescer. “A gente tem observado que tem um crescimento mês a mês em torno de 30% a 40%. A gente espera no ano que vem dobrar o número de clientes atendidos”, revela Márcia Sena.

Fonte: PEGN - REDE GLOBO

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