quarta-feira, 7 de junho de 2017

Geração 100 mostra como vive a terceira idade no Reino Unido

Conheça a história de um neurologista de 93 anos que estuda doenças do cérebro na terceira idade e viaja o mundo todo sozinho.

Clique aqui e assista o vídeo!

O IBGE divulgou um relatório que mostra que a expectativa de vida dos brasileiros que nasceram em dois mil e quinze está superior a da média mundial! É isso mesmo. Aqui no Brasil, a esperança de vida é de 75 anos e cinco meses, enquanto no balanço divulgado pela Organização Mundial da Saúde, é 71 anos e quatro meses. É claro que esses números retratam a situação média. Tudo depende da qualidade de vida e do acesso aos cuidados que garantem a longevidade.

A repórter Cecília Malan mostra pra gente como vivem os idosos no Reino Unido, onde o número de centenários nunca foi tão alto - são quase 15 mil! E são mais de 500 mil pessoas com mais de 90 anos vivendo no Reino Unido.

As mulheres representam 70% desta população, mas a expectativa de vida masculina está recuperando o atraso, graças a melhorias no atendimento médico, nos padrões de moradia e no estilo de vida dos idosos.

Robert faz parte dessa expectativa. A repórter passou uma tarde na casa dele, ouvindo as histórias de quem já viveu quase um século e anda preocupado com o estado atual do mundo. "O ser humano tem uma extraordinária capacidade de adaptação, mas às vezes isso significa aceitar o que não deveria ser aceito", ele diz.

A casa dele é cheia de tudo: histórias, memórias, suveniers de viagens, obejtos que contam uma vida de 93 anos - a vida de Robert.

Robert nasceu na Hungria em 1923. Durante a Segunda Guerra Mundial, como homem judeu, foi enviado pelos nazistas a um campo de trabalho forçado. Sobreviveu, mas quando os soviéticos invadiram o país durante a revolução húngara, de 1956, ele decidiu que era a hora de abandonar a terra natal.

O diploma de médico foi bem aceito no Reino Unido, onde ele se especializou em doenças neurológicas como Mal de Alzheimer e criou os dois filhos, ao lado da esposa Edma.
Atualmente, já viúvo, as plantas, a música e os livros são seus os melhores companheiros. Ele também costuma viajar pelo mundo e mostrou as fotos de sua última aventura, no Vietnã, onde ele registrou um encontro inusitado. Robert conheceu um casal que está junto há 67 anos! Viu neles um pouco de si mesmo: energia, resiliência e amor pela vida.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário