segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Como deixar um idoso sempre feliz!

Felicidade

Trazer felicidade para a vida de um idoso é bem mais fácil do que parece. Quanto mais vivemos, mais aprendemos a valorizar as pequenas coisas e os gestos de carinho. As dicas abaixo são apenas sugestões, a sua imaginação é que manda na hora de demonstrar carinho!



1- Converse!
Ache um tempo para conversar com o idoso, pois ele sempre gosta de contar suas experiências e também quer passar para os filhos e netos as tradições da família.


Porém, um ponto muito importante para tratar de assuntos tão delicados com o idoso, é a forma de abordagem. Antes de tudo, é preciso respeitar as características do idoso e tomar os devidos cuidados para não infantilizá-lo. Trate-o com respeito e entenda como ele é. Se é mais expansivo, não há problema em abordar os assuntos na frente da família. Mas, se ele é mais fechado, a tarefa deve ser dada ao familiar mais próximo, reservadamente e com carinho.

Outro fator importante é saber lidar com sua resistência inicial. Afinal, mudar os hábitos não é confortável para ninguém. Muito menos para quem vive há anos da mesma forma.
Mas lembre-se, conversar sempre com o idoso é uma foram dar atenção e prevenir que algo possa acontecer.


“É importante discutir alguns assuntos, até para deixar claro que o objetivo é tornar a vida do idoso melhor, mais fácil e prática. Tudo para o bem dele”, explica a psicoterapeuta Zenaide Monteiro.
Mas, para tratar de assuntos delicados é preciso, antes de tudo, entender que o idoso não é uma criança e respeitar as características dele. “Trate-o com respeito e entenda como ele é. Se é mais expansivo, não há problema em abordar os assuntos na frente da família. Mas, se ele é mais fechado, a tarefa deve ser dada ao familiar mais próximo, reservadamente e com carinho”, sugere a especialista.

Lidar com uma resistência inicial e compreender é essencial. Afinal, mudar os hábitos não é confortável para ninguém. Muito menos para quem vive há anos da mesma forma.
“Não fale como se ele estivesse te atrapalhando. Não é nada disso. Mas há casos, uma enfermidade, por exemplo, em que o hospital pode ser mais indicado para um tratamento do que a casa da gente. O filho adolescente, dependendo do curso, não precisa ir estudar fora? É a mesma coisa”, explica.


Sabendo conversar, o seu ente querido pode conhecer novas possibilidades e ser bem mais feliz.

Fale com eles sobre:
  1. Discuta o que eles preferem: permanecer na casa atual, se mudar para uma menor ou viver em um condomínio? Quando é preciso cuidado, conversem sobre ajuda domiciliar ou mudança para uma instituição (só leve se ele quiser ir);
  2.  Crime e fraude
  3. Idosos são alvo fácil para criminosos. Golpes e vendas destinadas às pessoas mais velhas podem causar prejuízos. E idosos vítimas sentem vergonha de discutir o assunto. Conversar é fundamental para aproximá-los dos filhos;
  4. Atividade saudável
  5. Sempre há um tipo de exercício que o idoso possa fazer, mesmo que em uma cadeira. Estudos mostram que atividades regulares contribuem para um envelhecimento saudável. Incentive para que adicionem exercícios em seu cotidiano;
  6. Mudando a casa
  7. Quais reparos podem ser feitos para segurança e conveniência do idoso? Não deixe objetos soltos no caminho: Tapetes, fios, mesinhas. Faça um tour em casa, olhe as situações e condições que podem ser perigosas no deslocamento;
  8.  Saúde e depressão
  9. Atividades que estimulam o cérebro são bastante eficazes. Manter a mente sempre ativa e passar mais tempo com outras pessoas promovem a saúde cerebral e deixam o sistema imunológico mais forte e melhoram o humor.

2- Deixe o idoso falar:
 
Mesmo que ele(a) conte a mesma história várias vezes, deixe-o(a) falar, escute com atenção e comente.


3- Inclua-o(a):
 
Na medida do possível, se o idoso tiver disposição, saúde e vontade, inclua-o em atividades familiares como: passeios de carro, viagens, churrascos, festas de aniversário, festas natalinas, igreja, etc. Muitos idosos excluem-se da família por receio de atrapalhar. Um simples convite pode fazer milagres.


4- Reclamações:
 
Se o idoso é daquelas pessoas que gosta de reclamar de tudo, deixe-o fazê-lo! Afinal o idoso, assim como as crianças, tem o direito à tolerância.


5- Leitura:
 
É claro que com o passar do tempo a visão do idoso não é mais a mesma, vai diminuindo e muitos não podem ler. Mas vários idosos gostam da leitura, principalmente se forem livros religiosos. Leia para ele, principalmente aos domingos quando se tem mais tempo.

E ao falar sobre a importância da leitura pensamos logo em crianças, não é? Atualmente precisamos lembrar de que há outros grupos na sociedade que se beneficiam e precisam criar este hábito: o pessoal sênior. Um livro pode ser um grande companheiro e um provedor de saúde física e emocional.

Estudos comprovam que para atenuar os efeitos do envelhecimento, os estímulos como: ver filmes, visitar exposições, dançar, cantar e é claro ler, mantêm o cérebro ativo; o que é o melhor caminho para evitar uma série de degenerações do corpo e da mente.

O importante é manter a mente ativa e assimilar novos conhecimentos. O exercício mental da leitura ajuda a melhorar o funcionamento cerebral, pois mesmo com a idade avançada, novos neurônios podem nascer.

Nosso cérebro é um organismo vivo que aprende e cresce ao interagir com o mundo através da percepção e da ação.

10 benefícios da leitura:
  • A leitura estimula a memória expandindo a capacidade da nossa mente.
Tornamo-nos mais empáticos: Uma boa leitura pode fazer com que seja mais fácil aproximarmo-nos de outros. Alguns livros, principalmente os de ficção, ajudam-nos a ‘ler’ as emoções daqueles que nos rodeiam com uma maior facilidade, explica uma investigação publicada no site Science.

Folhear ajuda a concentrar: Por incrível que pareça, mudar de página ajuda-nos a contextualizar melhor aquilo que estamos a ler, o que pode proporcionar um melhor entendimento e uma maior compreensão da obra que lemos, explica um texto publicado na Wired.

Pode ajuda a prevenir a Doença de Alzheimer: Quem lê, joga xadrez e faz puzzles tem uma menor probabilidade de vir a desenvolver Alzheimer quando comparando com aqueles que não praticam actividades tão estimulantes, explica um estudo publicado no site da Proceedings of the National Academy of Sciences.

Ajuda a relaxar: Um estudo realizado na Universidade de Sussex mostra que ler ajuda a reduzir o stress em 68%. “Não importa que livro lê. Ao ‘perder-se’ num bom enredo, consegue esquecer as preocupações do dia-a-dia e passa algum tempo a explorar o imaginário do autor da obra” explicou o neuropsiquiatra David Lewis ao jornal Telegraph.

Ajuda a adormecer: Se fizer da leitura nocturna um hábito, o seu corpo perceber que, depois de ler algumas páginas, está na altura de ‘desligar’, explica uma investigação da Mayo Clinic. Ler um livro faz mais pelo seu sono do que um computador ou um tablet – a luz emitida pelos ecrãs faz com que esteja acordado durante mais tempo.

Ler é ‘contagiante’: A maioria dos pais gostava que os filhos lessem mais, mas a verdade é que não fazem muito para que isso aconteça – a maioria deixa de lhes ler histórias quando eles aprendem a ler. Um novo estudo divulgado pela editora Scholastic mostra que ler em voz alta para as crianças durante a primária ajuda-as a tornarem-se verdadeiros amantes de literatura. Ou seja, não deixe de lhes ler histórias à noite. Esse hábito só lhes vai fazer bem no futuro.
  • A leitura é combustível inesgotável para a imaginação.
  • A leitura nos dá as palavras, instrumentos para expressar nossos sentimentos.
  • A leitura nos aproxima da compreensão de mundo e do autoconhecimento.
  • Ao ler, nos deparamos com aquilo que pensamos, isto é, nossas crenças.
  • É possível experimentar sensações com a leitura, sem de fato, experimentá-las fisicamente.
  • O ato de ler leva naturalmente ao escrever e ao escutar.
  • Ler pode elevar a autoestima.
  • A leitura desconhece a solidão, nos permite estar sempre acompanhados;
  • A leitura constrói sonhos e nos empurra para a realização.
Segundo pesquisas do Centro Médico da Universidade Rush (Chicago-EUA/”Neurology”, 3 de julho), a atividade de leitura pode reduzir a velocidade do processo de deterioração mental  em até 15%. O Dr.  Marcos Alvinair Gomes (geriatra) diz o seguinte sobre o assunto: “Um dos processos de prevenção contra a perda de memória e cognição é o estímulo permanente do cérebro. E uma das formas de manter essa estimulação permanente é a leitura.

6- Não seja egoísta!
 
Se você tem mais irmãos e eles moram perto, divida com eles o privilégio de também poderem demonstrar amor aos pais e avós. Deixe que o idoso visite seus irmãos e se quiser passe alguns dias com eles.


7- Rotina:
 
Toda pessoa, na velhice, adquire hábitos mais rígidos. Acorda cedo, dorme cedo, gosta de jogar paciência, e vê os mesmos programas de televisão. Não mude a rotina dele. É direito dele decidir como quer viver.


8- Lazer:
 
Incentive-o a visitar seus amigos, a fazer um curso, artesanato, ir à praia, fazer caminhada, etc. O contato com outras pessoas o ajudará a passar o tempo mais rápido e com alegria, além de sentir-se útil.


9- Limites físicos:
 
Deixe-o ajudar em alguma tarefa quando ele quiser, se não for pesado. Lembre-se: com a idade avançada, eles não aguentam muito peso ou tarefas que exigem raciocínio rápido.


10- Amor e carinho! 

Diga pelo menos uma vez por dia que você o ama, isso é fundamental para que o idoso se sinta querido. Abrace-o e sorria para ele, pois assim ele se sentirá seguro e saberá que você o ama. Presenteie-o com uma flor, um bombom, um desenho. Leve-o para ver os netos, qualquer coisa que expresse seu carinho.

Não se esqueça: você é o jovem hoje, se Deus quiser será o idoso de amanhã.


Saiba quais hábitos de leitura você pode incorporar em sua vida
Como tornar a leitura um hábito cotidiano? Existem algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa! Veja:
  • Leia todos os dias antes de dormir. Além de acalmar nossos pensamentos e agitação acumulados durante o dia, essa é uma forma de estimular nosso cérebro diariamente.
  • Adote o hábito de escrever um diário. Esse pode até parecer um hábito infantil, mas é uma boa forma de organizar os pensamentos e articular suas ideias, assim como fazemos quando estamos lendo um livro.
  • Leia notícias em vez de assistir a TV. As informações de portais de notícias online e jornais impressos são sempre mais completas do que na TV. Dessa maneira, você fica por dentro do que está acontecendo no mundo e ainda exercita o cérebro.
  • Varie os temas de leitura. Quanto maior for a variedade de temas (ficção, biografias, romances, policiais, etc.) e estilos de escrita, melhores serão os benefícios dessa prática!

Nenhum comentário:

Postar um comentário