quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Para chegar aos 100 anos, estilo de vida é mais importante que genética!

Enquanto ninguém descobre onde fica a “fonte da juventude”, confira os segredos de algumas pessoas que estão na faixa dos 80 aos 100 anos para alcançar a longevidade e envelhecer bem.



Afinal, qual é o segredo para vivermos por muitos, muitos anos, e, o mais importante, vivendo bem e com saúde? Bem, enquanto ninguém descobre onde fica a “fonte da juventude”, algumas pessoas que estão na faixa dos 80 anos – e até passando dos 100 – contam seus segredos para alcançar a longevidade e envelhecer bem.

“Saúde e paz são o essencial para se viver bem”

A frase acima é de Maria das Dores Bernardes. No último dia 7 de junho, ela passou a fazer parte dos centenários do país. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ela faz parte do grupo dos ‘muito idosos’ (com idade a partir dos 80 anos), que representam 2% (4,1 milhões) dos brasileiros.

Dorinha, como é conhecida, sempre seguiu os preceitos para se atingir longevidade com saúde física e mental. “Não sou de comer qualquer coisa nem sou gulosa. Gosto de feijão, arroz e bife”, explica. “Na minha festa de 100 anos, fiquei em pé das 18h30 às 21h para as fotos e ainda dancei seis músicas sem parar”, completa.

Genética ou estilo de vida?

Para Sérgio Murilo Fernandes Filho, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/Seção Pernambuco (SBGG/PE), o estilo de vida chega até a ter um papel mais relevante do que a genética. “Os fatores ambientais assumem uma notabilidade muito maior. Entre eles, estão ausência do tabagismo e da obesidade, dieta saudável, atividade física regular e vida social ativa”, enfatiza o geriatra.

O casal Carmen Cardozo dos Santos, 85, e Cláudio dos Santos, 87, é um exemplo desta teoria. Este ano eles comemoram 68 anos de casados e reconhecem a importância de se viver sem excessos. “Não somos de comer doces e bolos e controlamos o sal. Nossa rotina é tranquila. Passamos o fim de semana com nosso filho. Passeamos e vamos sempre à praia. Em casa, usamos a esteira para se exercitar”, revela o casal. Com dois filhos, seis netos e quatro bisnetos, eles comemoram não apenas a vida longa, mas principalmente a longevidade de um amor que se renova a cada instante.


Fonte: A Terceira Idade ( www.aterceiraidade.net )
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário