segunda-feira, 9 de outubro de 2017

A importância dos umidificadores em nossa vida!


Mundo Geriátrico
Mundo Geriátrico
Chega essa época do ano e começamos a pensar nos aparelhos guardados do inverno passado e que passam a ser lembrados nesse, em função da baixa umidade do ar, nas grandes cidades, já podemos visualizar facilmente o céu carregado de poluição. Dentre os equipamentos de inverno, um dos mais importantes é o umidificador de ar, principalmente para quem tem crianças e idosos em casa.

Se você não tem esse aparelho ainda, acredite todo investimento feito para a compra de um bom umidificador de ar vale a pena, pois o dinheiro que você pode economizar não comprando o umidificador vai acabar gastando depois com consultas médicas e remédios.

Tenho certeza que você já ouviu falar de uma maneira caseira de fazê-lo nessa época, como colocar uma bacia de água ao lado da cama ou pendurar toalhas molhadas nos quartos. No entanto, a maneira mais eficiente e menos atrapalhada (afinal, como não temos esse hábito, acabamos literalmente enfiando o pé na bacia, no meio da noite) são os umidificadores elétricos.

A principal vantagem do umidificador elétrico em relação aos umidificadores caseiros é que rapidamente eles conseguem produzir uma coluna de vapor d’água que eleva a umidade do ar em até 40% ou mais. Em instantes você percebe o conforto respiratório.
Mundo Geriátrico
Mundo Geriátrico

Porque isso acontece? Fácil, esses umidificadores, geralmente, ultra-sônicos quebram a molécula de água por um processo vibratório gerando grande quantidade de valor de água. Na hora de comprar, procure um modelo que possua um controle de umidade, e não aqueles só com botão liga/desliga, que custam mais baratos, mas que te limite possibilidades.

Confira também se o umidificador que você pretende comprar tem capacidade de umidificar sem precisar colocar mais água por no mínimo a mesma quantidade de horas que tem a duração do seu sono.

Lembrando que um umidificador portátil ou de pequeno porte é suficiente para umidificar um único ambiente da sua casa, não conseguindo sozinho fazê-lo em toda casa. Assim, o ideal é ter um para cada quarto da casa.

A baixa umidade pode provocar os seguintes efeitos nos seres humanos:
  • Resseca nossa pele e mucosas – se sua casa tem pouca umidade, você ficará com os lábios rachados, queixo ressecado e com coceira e garganta seca pela manhã, ao acordar (a baixa umidade resseca inclusive plantas e móveis);
  • Aumenta a eletricidade estática – a maioria das pessoas não gosta de tomar choquinhos cada vez que toca algo metálico;
Confira a seguir como funcionam algumas opções para umidificar o ar de sua casa:

Vapor – Conhecido como “vaporizador”, um umidificador a vapor ferve água e joga vapor na sala. Por ser uma tecnologia mais simples, é mais barata. Outra vantagem dessa tecnologia é que você pode utilizá-lo para fazer inalação com medicamentos para reduzir a tosse.

Impulsor – O disco de rotação lança água em um difusor em forma de pente. O difusor transforma a água em pequenas gotas que flutuam no ar. Essas gotinhas parecem neblina saindo do umidificador.

Ultra-sônico – Esse umidificador usa um diafragma de metal que vibra em freqüência ultra-sônica, para criar gotinhas d água. É silencioso e também produz uma neblina fria.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário